ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • FIP

Abong pauta “Direito Humano a Comunicação” na Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular

11/07/2016

O evento contará com a participação de especialistas e representantes de organizações, movimentos e coletivos para pensar os desafios da atual conjuntura e a luta pela democratização das comunicações, bem como o papel da comunicação para a resistência e garantia de direitos

 

A Constituição Brasileira, em seu artigo 5º, assegura a todo/a cidadão/ã o direito inalienável à opinião. A comunicação é reconhecida como um direito humano fundamental, sem o qual, não é possível se construir uma verdadeira democracia.

 

Na prática, o direito humano a comunicação significa que todas as pessoas devem poder e ter condições para se expressar livremente, ser produtoras de informação, fazer circular essas manifestações, sejam elas opiniões ou produções culturais. No entanto, nas sociedades contemporâneas, a opinião das pessoas é conhecida e/ou reconhecida pela sua veiculação na mídia. Daí que, quem tem direito de opinião são ‘os donos dos meios de comunicação de massa’. E, no Brasil, estes meios estão concentrados nas mãos de sete famílias.

 

Para este debate, a Abong realizará a Roda de Conversa sobre “Direito Humano a Comunicação”, na próxima quinta-feira, dia 14/07. A atividade acontece no âmbito da Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular, promovida pela Ação Educativa entre 11 e 15 de julho.

 

O evento contará com a participação de especialistas e representantes de organizações da sociedade civil do campo da defesa de direitos e bens comuns, movimentos e coletivos de mídia alternativa e mídia periférica e do Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação a fim de pensar os desafios da atual conjuntura no que se refere ao exercício do Direito Humano a Comunicação e a luta pela democratização das comunicações, bem como o papel da comunicação para a resistência e garantia de direitos.

 

A inscrição para participar da Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular garante acesso a esta e outras atividades da Programação. Saiba mais aqui.

 

 

SERVIÇO

 

Roda de Conversa sobre “Direito Humano a Comunicação”

Data: 14/07 (quinta-feira) | Horário: 14h às 17h

Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 – São Paulo) – Sala 22

 

Participações:

 

Aline Kátia Melo – Nós, Mulheres da Periferia

Bruno Ferreira - Viração Educomunicação

Camila Marques – Artigo 19

Rafael Vilela – Mídia Ninja

Rita Freire – Ciranda / Conselho Curador da EBC

 

Inscrições: http://www.acaoeducativa.org/semanadireitoshumanos/

Mais informações: 11 3237-2122 / comunicação@abong.org.br

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca