02/08/2010
A UFRJ realiza realiza no dia 10 de agosto o seminário "Ouvidoria pública e democracia participativa, como instrumento de justiça e paz social".
Cada vez mais a fragilidade da democracia representativa fica evidente como processo legitimador da ordem jurídica e das políticas públicas, entretanto, hoje em dia, vários são os instrumentos de democracia participativa que poderiam ser utilizados na administração pública, para a proteção dos interesses sociais, mas, por serem pouco conhecidos, pouco são utilizados. A participação ainda é escassa, o que demonstra que a questão é cultural e envolve mudança de mentalidade, esse processo é lento mas absolutamente necessário.
As ouvidorias públicas, nesse cenário, podem contribuir pedagógica e verdadeiramente para a mudança dessa mentalidade patrimonialista, combatendo a alienação e a apatia, enfim, podem contribuir para a defesa e a promoção dos direitos humanos, da ética e para a formação do espírito republicano.
Portanto, sua presença será fundamental no dia 10 de agosto, para o debate, para a troca de experimentos, de idéias, para o conhecimento de ações pedagógicas e de novos desenhos de democracia participativa, com o intuito de consolidar o papel das ouvidorias na concepção de políticas públicas de Estado, na construção de uma sociedade republicana voltada para a concretização do bem comum.
A inscrição é gratuita e as vagas limitadas. Serão emitidos certificado com as respectivas horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo email comunicados@ouvidoria.ufrj.br, com os seguintes dados: nome, local de trabalho, endereço e telefone pessoal e institucional, e-mail, cargo. Mais informações: (21) 2598-1620.
Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br